Tons de cabelo para o inverno

Tons de cabelo para o inverno

Marina-Ruy-Barbosa
A cada estação, os cabelos acompanham as tendências da moda e ganham novas cores. Então, nada mais justo que apostar em um novo look para o inverno 2015. Separamos algumas dicas e falamos das principais tendências de tons capilares para essa temporada. Seja loira, morena ou ruiva, não importa, o lance é estar na moda. por Eduardo Lima

Com a mudança de estação, nada melhor que renovar o visual e usar a moda a seu favor para arrasar na coloração do cabelo. Já sabemos o que vai ser tendência durante o inverno 2015 e adiantamos tudo para você. No entanto, é importante ressaltar que a tonalidade a ser aplicada deve ser escolhida juntamente com o profissional que irá cuidar do seu cabelo. "Antes de escolher a cor, vários fatores são analisados para não ter erro, como o tom da pele, o formato do rosto, cortes, comprimento e também a personalidade da cliente", afirma o visagista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Dennys Freitas.

Os cabelos loiros estão sempre em alta, tanto que na hora de uma transformação, a cor geralmente é a escolhida. A marca registrada desse inverno é o loiro platinado, que é um verdadeiro hit entre as antenadas. "Dessa vez nada de mechas. O tom deve ser totalmente uniforme. Há diversas tendências para essa cor, como o manteiga, loiro escandinavo, perolado, loiro acinzentado, o dourado, que é indicado somente para peles quentes, ou seja, mais bronzeadas, e o platinado, indicado totalmente para pele fria, que são aquelas cútis bem brancas. E para segurar qualquer um desses tons a mulher deve ser ousada e moderna", adianta o visagista. Caso você não queira arriscar e continuar optando por cabelos mechados, a dica é: use no máximo três tonalidades diferentes durante o procedimento e evite as cores cenoura, alaranjado ou o loiro manchado.

Quem usa: a atriz Fiorella Mattheis é adepta do loiro platinado uniforme. Já a cantora Cláudia Leitte, após platinar, optou por um loiro menos claro e raiz escura.

O vermelho fantasia artificial e intenso está em alta nessa estação. Além desse tom, a ruiva do inverno pode optar pelo acobreado ou levemente avermelhado. "Essas cores combinam com mulheres arrojadas, sensuais e que curtem estar sempre na moda. Os tons de berinjela ou borgonha devem ser evitados, pois fizeram parte da estação passada", afirma Dennys Freitas. Caso você não tenha coragem de aderir ao ruivo vermelhão, aposte no Strawberry Blonde, que é um loiro puxado para o ruivo natural e indicado para mulheres de pele branquinha.

Quem usa: a atriz Marina Ruy Barbosa é dona do ruivo mais famoso do Brasil. Já a apresentadora Julia Petit optou por um ruivo mais acentuado.

Deve-se ressaltar que o ruivo precisa de cuidados especiais para que não desbote. "É importante ir periodicamente ao salão para que o profissional tonalize os fios, devolvendo a cor aos cabelos", fala o profissional. O tempo determinado de ir ao espaço varia de cliente para cliente, já que a forma de como se trata o cabelo em casa influencia muito; por isso use shampoos e condicionadores que protejam a cor e evitem o desbotamento dos fios.

Os cabelos castanhos são um clássico da moda. Essa cor garante elegância e naturalidade aos fios. "Esse visual é mais discreto e comportado. Além do que, combina com todas as idades e mulheres de diferentes etnias que são ao mesmo tempo modernas e clássicas", diz o visagista. Nessa estação, o castanho vem tanto em tonalidades escuras como claras. "Reflexos e luzes mais finas com as variantes de tons marrons frios, puxando para o caramelo, castanho iluminado e nuances de mel são apostas certeiras. Deve-se apostar também nos tons chocolate, café e capuccino", conta o profissional. Porém, os tons escolhidos devem estar no máximo três acima do natural, senão fica algo bem artificial.

Quem usa: as atrizes Camila Pitanga e Glória Pires incorporaram o castanho ao dar vida às personagens Regina e Beatriz para a nova novela das oito da Rede Globo, "Babilônia".

Além do charme, os dias mais frios trazem consigo danos aos cabelos devido às baixas temperaturas. Saiba como proteger os fios durante o inverno:

- Prefira água morna durante o banho. A água quente resseca os cabelos e ao entrar em contato com o couro cabeludo favorece o aumento da oleosidade, o aparecimento de caspas, queda capilar e desbotamento da cor. - Use um shampoo adequado ao seu tipo de cabelo. - Faça banho de máscara e hidratação capilar uma vez por semana. Opte também por usar leave-in, que ajuda a formar uma película protetora nos fios, impedindo que sofram os efeitos danosos das baixas temperaturas. - Na hora de secar os cabelos com secador, utilize sempre um protetor térmico. Além de protegê-lo de agressões, ainda vai ajudar a diminuir o frizz. - Distancie o secador do cabelo para não agredi-lo com o calor excessivo. Utilize com cautela a chapinha, pois quando o cabelo quente entra em choque térmico com o ar frio há ressecamento instantâneo dos fios. - Beba água. O líquido ajuda a hidratar os cabelos.