Relaxe e equilibre seu dia a dia

Relaxe e equilibre seu dia a dia

foto-(3)
O cumprimento de metas no trabalho, a exigência de atenção dos filhos e do companheiro, as obrigações com a casa e a corrida diária para não falhar com nenhum dos compromissos que a vida impõe, acabam por vezes, sobrecarregando a mente e o corpo. Todos, nem que por um breve espaço de tempo, precisam desacelerar e reduzir o impacto desse estresse. Uma dica, são as terapias relaxantes, que proporcionam bem-estar físico, mental e emocional de imediato. Seu corpo e sua mente necessitam desse cuidado e na Clínica de Beleza e Mulher Cheirosa é possível introduzir essas terapias à vida e aproveitar ao máximo todos seus benefícios. Por Julyana Silveira

Reflexologia, Reequilíbrio Energético (Reiki) e Holística Relaxante, são exemplos de algumas técnicas. Segundo a fisioterapeuta e terapeuta holística, Dra. Amanda Muniz, elas são denominadas relaxantes, pois as manobras são em um ritmo mais lento, já que a maioria utiliza o calor. “Isso promove um efeito relaxante, melhora a circulação sanguínea e linfática, favorece a eliminação de toxinas, aumenta o nível de dopamina trazendo a sensação de bem-estar e a diminuição da taxa de cortisol (hormônio liberado pelo organismo quando ficamos estressados) e alívio da dor”, explica a profissional da Mulher Cheirosa.

“As terapias relaxantes não são só para adultos”, reforça a profissional. Segundo ela, as crianças e os idosos também se beneficiam muito com essas técnicas. “Em crianças, os benefícios incluem interação social, bom desempenho escolar, e diminuição do estresse. Estudos demonstram que crianças que recebem toques terapêuticos regulares se concentram e se comunicam melhor, além de serem mais calmas em situações de tensão e apresentam maior autoconfiança”, reforça Amanda Muniz. Já nos idosos, há alívio das dores físicas, melhora da auto-estima, da ansiedade e melhora da depressão, doença muito comum nessa fase.

Conheça essas e outras técnicas relaxantes oferecidas na Mulher Cheirosa e que podem deixar o dia a dia mais relaxado e equilibrado. “Esse é o investimento sábio, necessário e prazeroso de cuidar da saúde”, enfatiza a profissional Amanda Muniz.

- Holística / Relaxante:

O termo deriva da palavra grega "holos" que significa "todo". É uma massagem que utiliza normalmente, óleos aromáticos com manobras da massagem clássica ocidental e da massagem oriental. São movimentos suaves com ritmo lento, tratando o cliente como um todo, trabalhando o físico, mental e espiritual.

- Pedras Quentes:

Massagem extremamente relaxante. O terapeuta utiliza pedras normalmente, de basalto, que retém mais o calor, aquecidas de diferentes tamanhos e formatos para alcançar as mais diversas partes do corpo. Utilizando óleo e manobras da massagem ocidental e pontos dos canais de energia e desbloqueio dos chakras (da massagem oriental). Contra indicação em grávidas e inflamações agudas.

- Bambu:

De origem francesa, a massagem utiliza varas de bambu de diversos tamanhos e larguras como se fossem prolongamento dos dedos. Feita com óleo. Vale ressaltar que o bambu possui uma textura macia além de suas fibras serem leves e antibacterianas.

- Pindas Chinesas:

Originária das antigas terapias orientais é feita com saquinhos de linho contendo ervas medicinais aromáticas como, erva doce, camomila, lavanda e sal grosso para reter o calor. Essas são aquecidas e aplicadas também nos canais energéticos no nosso corpo. A maioria das mulheres adora, pois promove uma leve sensação de esfoliação.

- Candle: De origem americana, é uma massagem que utiliza uma vela aromática especial. Após serem acesas derretem um líquido pastoso que aquece a pele, mas não queima. Promove uma boa hidratação.

- Craniana:

Massagem realizada na cabeça e rosto com ou sem óleo, com movimentos circulares e bem lentos, levando a uma sensação única. Melhorando a circulação e fluxo linfático.

- Drenagem Linfática Manual:

É uma massagem que utiliza ou não o óleo com a função de desobstruir o sistema linfático. Movimentos com ritmo e direcionamento, atuando de forma efetiva na melhora da circulação linfática e sanguínea, eliminando toxinas. Alerta: a drenagem não é uma massagem forte, logo não causa dor e nem hematomas. Se isso ocorrer, o profissional não está apto a atender. Excelente para todas as mulheres, principalmente as grávidas, pela retenção de líquido.

- Conchas:

É uma massagem que utiliza conchas com o fundamento da drenagem linfática. De origem alemã, imita movimentos de ondas. São higienizadas com água e sabão como as pedras quentes.

- Reequilibrio Energético (Reiki):

É uma técnica de origem japonesa, de imposição das mãos em locais específicos, para que seja feito o realinhamento energético, desbloqueando os chakras - centros de energia no nosso corpo. Importante ressaltar, a sensação de relaxamento, pois uma hora de Reiki, equivale até quatro horas de sono. A técnica é revigorante e não apresenta contraindicação. Muito utilizada para ansiedade, falta de energia e insônia.

- Reflexologia:

Terapia oriental na face plantar dos pés (sola do pé), ativando "ponto reflexo"que corresponde a cada zona, glândulas e órgãos do corpo humano. Essa terapia é realizada nos pés, mas a sensação de relaxamento é no corpo todo. Muito utilizada também, em crianças e associada à escalda pés.

- Shantala:

De origem indiana, é a massagem realizada em crianças a partir dos três meses. Aumenta o vínculo mãe/bebê. São movimentos leves que acalmam o bebê, diminuem os gases, ajudam no bom funcionamento intestinal e estimulam o desenvolvimento psicomotor. Podem ser aplicados diariamente. Na Índia essa prática é extremamente comum e não tem um nome específico.

- Shiatsu:

De origem oriental, baseada na técnica de compressão em pontos específicos para estimular e desbloquear os canais de energia. Não é uma técnica dolorosa e não utiliza óleo. Revigorante. Toda massagem que promove o relaxamento, diminui o nível de ansiedade, contribuindo para o controle de peso e obesidade. Só é contra-indicado em caso de fratura, trombose e febre.