Praias de tirar o fôlego

Praias de tirar o fôlego

Punta-Cana
Destinos preferidos de quem busca sol, mar e luxo, Punta Cana, Cancun e Honolulu tem tudo que os turistas procuram, como resorts luxuosos, passeios incríveis, beleza natural, rica gastronomia, intensa vida noturna e muito calor. Opção é o que não falta, já decidir onde passar as férias é outra história... por Eduardo Lima
Punta Cana

Localizado no extremo leste da República Dominicana e banhado pelo mar do Caribe, o balneário de Punta Cana é o lugar perfeito para quem sonha em ficar próximo à natureza e esquecer da vida. O destino não oferece passeios históricos e grandes centros de compras, mas é um lugar ideal para pessoas que querem conforto, tranquilidade e lindas paisagens diante de seus olhos. Seus oito quilômetros de praias de areia branca, mar encantadoramente azul-turquesa e coqueiros, são um convite para relaxar e praticar atividades como mergulho, kitesurfe, windsurfe e passeios de barco e de caiaque.

Uma atividade bastante concorrida é o mergulho com leões-marinhos e golfinhos. Quase todas as hospedagens fazem o agendamento dos passeios junto ao Manati Park e o Dolphin Island Park, sendo este último feito em "piscinas" em alto-mar na região de Bávaro. O turista deve aproveitar a oportunidade e também conhecer a Ilha Saona, a praia Juanillo e naufrágios da orla caribenha.

Os resorts são um sucesso em Punta, e há quem só saia deles na hora de voltar para casa. As acomodações são sempre impecáveis, há ofertas gastronômicas de boa qualidade e variedade e as atividades oferecidas entretem as mais distintas faixas etárias. Para quem tem interesses específicos, na região há excelentes estabelecimentos com spas de primeira linha e campos de golfe de classe internacional.

Para compras, vale visitar o Shopping Paradisus Palma Real e o Shopping San Juan, onde há marcas internacionalmente conhecidas e produtos eletrônicos. Ao cair da noite, os visitantes podem se divertir nos cassinos e nas animadas boates que ditam o ritmo ao som de muito merengue, bachata e reggaeton.

Cheia de sabores, a cozinha dominicana sofreu influências africanas e espanholas, mas há uma pitada de tempero asiático e italiano nos pratos servidos. Então, chegou a hora de provar o Sancocho (ensopado de carne de vaca), Locrio (clássico da cozinha crioula dominicana parecido com a paella) ou o delicioso Tostones (banana verde frita com sal, vinagre e alho).
Cancun

O destino turístico firstclass mexicano, devido à beleza natural e conforto, é Cancun. O mar repleto de peixes coloridos e recifes de coral atraem visitantes de todo o mundo. A diversão e aventura andam juntas em suas reservas, resorts de praia e jardins zoológicos. Um dos maiores complexos é o Xcaret. Praticamente todos os turistas que visitam a Riviera Maia acabam passando por esse amplo e diversificado parque eco-arqueológico, que possui atividades para toda a família. O leque de atrações é tão amplo, que é necessário passar o dia inteiro por lá para poder desfrutar um pouquinho de cada coisa, mas três se destacam: a flutuação nos rios subterrâneos, o mergulho com golfinhos e o bem montado show noturno, com encenações sobre a cultura maia, a conquista espanhola e o folclore mexicano.

A partir do momento em que o sol nasce até ele se pôr, há inúmeros locais para visitar e coisas para se fazer. No centro da cidade há áreas comerciais, bem como complexos de entretenimento e esportes para todos os gostos e exigências. Um destino tão famoso quanto Cancun, são suas luxuosas opções de lojas. Elas oferecem uma variedade de itens, desde o artesanato mexicano, como os famosos sombreiros e xales coloridos com longas franjas, à roupa de grifes. Os preferidos são o Plaza Caracol, Plaza Flamingos, Plaza La Fiesta, La Gran Plaz, La Isla, e Plaza Kukulkán. Dê também um passeio pela Boulevard Kukulcán e Tulum Avenue, que exalam glamour e artsy.

Para quem curte os badalados Beach Clubs, seguem as sugestões: Mandala Beach e Mamitas Beach, ambos contam com serviços de drinks, camas de praia, piscinas, DJs, sunsets e muita gente bonita. É a chance de tomar várias taças de champanhe à beira da praia ouvindo um delicioso som lounge.

Cancun se destaca também ao se tornar um espelho para as luzes das discotecas que tomam conta da cidade. Os bem-nascidos adoram badalar nos clássicos Mandala e o Hard Rock Café. No entanto, a sensação continua sendo a Cocobongo, que é uma mistura de boate, show, teatro e muita música. Lá você assistirá a imitações de shows das mais famosas celebridades.

A tradicional comida mexicana se faz presente na cidade. Os visitantes podem saborear deliciosos grãos de feijão com frango, coelho, porco ou pato. Também não se pode perder o sabor delicioso do tikin xic (peixe assado preparado estilo maia) e do cazón pão (pão com carne de tubarão).

Isla Mujeres é a opção paradisíaca para quem quer fugir do agito de Cancun. A pequena ilha mexicana fica a meia hora de barco do balneário. O bacana é ir à praia de Zazil-ha. Lá, basta alugar uma espreguiçadeira ou estender a toalha para aproveitar o ritmo lento da ilha. A água é calma e rasa. Vale a pena!
Honolulu

A capital do Havaí é o destino perfeito para quem gosta de calor, surfe, paisagens selvagens, passeios excêntricos, compras e uma pitada de história. Honolulu é conhecida por belas praias e muitas ondas, atraindo amantes do surfe de várias partes do mundo.

O local possui outras belezas naturais além do seu imenso e cálido mar, como trilhas leves, cachoeiras e vulcões, como os espetaculares Kilauea, Mauna Kea e Mauna Loa. Os turistas também podem desfrutar de ações ao ar livre durante todas as estações do ano. Esportes aquáticos como surf, body boarding e body surfing, pesca, mergulho, mergulho com snorkel, canoagem e windsurf estão entre as atividades mais populares.

Os campeonatos de surf e suas ondas gigantes, impedem que os banhistas comuns se aproximem das praias, normalmente calmas no verão. A melhor opção é correr para a baía Hanauma, um magnífico aquário natural, em que um mergulho permite observar mais de 400 espécies de peixes durante o ano todo.

A paisagem cosmopolita de Honolulu, com suas praias urbanizadas e arranha-céus à beira-mar, dificilmente cabe no imaginário de quem sonha com um Havaí tropical. Shopping centers, restaurantes finos e hotéis de luxo se aglomeram entre os grandes edifícios, assim como as lojas de grife exibem vitrines luxuosas e pequenos mercados de artesanato vendem todo tipo de suvenir barato. Então, já sabe: vale a pena ir para comprar!

Mas a grande aventura da ilha, fora d'água, consiste em explorar a exótica cozinha. Molhos à base de frutas tropicais acompanham carnes e pescados. A maioria dos pratos sofreram influencias das cozinhas chinesas, tailandesas, japonesas e francesas. Delicie-se!