Planejando o casamento dos sonhos

Planejando o casamento dos sonhos

Untitled-2
Organizar o casamento e adequá-lo ao orçamento parece uma tarefa fácil para os noivos, mas não é. Por isso, se o casal quiser tornar o sonho realidade, é preciso um planejamento criterioso em relação às finanças. Os termos “abrir mão” e “fazer sacrifício” entram para o vocabulário durante o período da organização da cerimônia e da festa. Saiba agora como fazer as suas ideias, que devem ser muitas, caberem no seu bolso. por Eduardo Lima

Quando se fala em casamento, o sonho se torna o limite para o casal apaixonado. No entanto, casar sai caro e é necessário um minucioso planejamento financeiro que deve ser feito com a máxima antecedência possível, ou seja, no mínimo dois anos antes do grande dia. "Esse tempo é utilizado para pesquisar e fechar contratos. Além do que, tudo deve ser pago até a data do casamento. Quando isso é deixado para a última hora, os noivos podem ficar apertados no que diz respeito às finanças", observa a cerimonialista, Fernanda Costa.

O casamento é, antes de tudo, um “negócio”, e como em qualquer negócio, é de fundamental importância que os “sócios”, ou seja, os noivos, adotem a prática de fazer sempre uma reunião financeira para falar apenas e exclusivamente de dinheiro. "Antes de definir o quanto será investido na cerimônia e na festa, o casal deve levantar os ganhos de cada um. Assim, dá para ter uma estimativa de quanto vai ser preciso economizar", fala a cerimonialista. Os noivos podem contar com a ajuda de terceiros e quem possuir uma condição financeira superior à do outro, pode arcar com os maiores gastos. Além disso, é importante que o casal tenha uma reserva, em caso de emergências.

A empresária e blogueira de moda, Thaís Farias, de 23 anos, está com casamento marcado para maio de 2015 e o planeja financeiramente desde janeiro de 2014. Segundo ela, o importante é ter bom senso na hora de tomar as decisões. "Mesmo com tantos detalhes, tudo está correndo dentro do cronometrado, pois sou bastante prática e objetiva. Porém, antes de fechar qualquer contrato, tenho cautela e pesquiso não apenas valores, mas qualidade também, o que é a minha prioridade", conta.

De acordo com Guilhermino Benevides, diretor da Banda Acaiaca, que é referência há 21 anos no que diz respeito a apresentação musical nas festas de casamento, o tempo utilizado pelos noivos não deve ser usado apenas para solicitar descontos, mas para fechar detalhes que irão fazer toda a diferença. "O grande diferencial é personalizar o evento. Hoje o casal também usa o tempo disponível, por exemplo, para selecionar o repertório, que deve ter a cara dos dois e dos convidados. O importante é transformar aquele antigo baile em um verdadeiro show, o que inclui também a estrutura, iluminação, efeitos e som", afirma.

Não é fácil, mas todos os detalhes da cerimônia e festa devem ser planejados. Para ajudar, o melhor é contar com o apoio de uma cerimonialista, que além de acompanhar de perto o casal, pesquisa, indica e participa na negociação com fornecedores. "O cerimonial é a alma de um casamento. Como digo para meus clientes, ele é o maestro. Um bom cerimonialista vai te ajudar a gastar menos, negociar valores e resolver todos os problemas que aparecem numa festa", fala Fernanda Costa.

Caso realizar uma grande festa esteja aquém do seu orçamento, temos uma solução: é o famoso "miniwedding", que é uma cerimônia íntima (o número de convidados varia entre 10 e 60 pessoas) planejada apenas pelo casal e com pouquíssimo tempo de antecedência.

Planejando, decidindo e economizando

• Quando se decide economizar, até mesmo a época para casar deve influenciar no orçamento dois noivos. Abril, maio, setembro e outubro são os meses mais concorridos, o que significa que é mais caro se casar nesse período.

• Defina o tipo de cerimônia (na cidade, campo ou praia) e a recepção que você gostaria de dar: com ou sem festa? Para muitos ou poucos convidados?

• Ao lado da cerimonialista, feche fornecedores, como fotógrafos, filmagem, músicos, buffet, floristas e empresa de aluguel de carro. Defina o cardápio, o bolo e as bebidas da festa. Chegou a hora também de fechar o Dia da Noiva e o Dia do Noivão.

• Escolha seu vestido de noiva e comece a fazer os ajustes necessários. Compre também todos os acessórios: sapatos, lingerie e meia calça.

• Ao finalizar a lista de convidados, já assine contrato com a empresa que irá fabricar os convites.

• Defina suas listas de presentes de casamento em, no mínimo, duas lojas.

• Se ainda não compraram as alianças, essa é a hora.

• Ainda tem mais: faça o chá bar ou chá de cozinha. Seus amigos e amigas irão adorar.

• Última dica: deixe as preocupações de lado e curta seu casamento. Lembre-se: A energia do casal e dos convidados é que faz a festa.

Dia da Noiva na Mulher Cheirosa

A Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa oferece kits personalizados para deixar a noiva ainda mais linda no dia D. O kit mais “básico” é o kit Buquê Orquídea e inclui a prova do penteado, banho de lua tradicional – descoloração, esfoliação, hidratação e sais de banho – , manicure francesinha com strass na unha da aliança, pedicure francesinha, design de sobrancelha, penteado e maquiagem.

As noivinhas também podem optar pelo kit Buquê Rosa. De tão diversificado que é esse pacote ele é dividido em dois dias: a primeira parte (um dia antes do casamento), é feita a descoloração, esfoliação e o banho com hidratantes, já na segunda parte (no dia do casamento) a noivinha ainda vai receber os serviços de banhos de cheiro, afrodisíacos, pétalas de rosas e hidromassagem, cuidar das unhas com as manicures do salão com direito francesinha com um strass na unha da aliança e pedicure francesinha, depilação completa (perna, contorno, axila e buço), design de sobrancelha, penteado e prova de penteado (dias antes) e maquiagem. A noiva não se preocupa nem com a sua alimentação, que é toda elaborada e oferecida como parte do pacote.

No kit Buquê Tulipa, os serviços são realizados em três dias. No primeiro é feito uma limpeza de pele de sete a dez dias antes do casamento. No dia anterior, realiza-se descoloração, esfoliação e banhos hidratantes. No grande dia, é realizado banhos de cheiro afrodisíacos com pétalas de rosas e hidromassagem, além de manicure francesinha com um strass na unha da aliança, pedicure francesinha, depilação completa (perna, contorno, axila e buço), design de sobrancelha, prova do penteado e penteado, maquiagem, alimentação (almoço e lanche), e uma gostosa massagem relaxante que deixa a noiva tranquila para subir no altar.

O kit Buquê Lirium é o pacote mais completo do, onde estão inclusos os serviços que toda noiva merece. Nele está incluso o banho de noiva (feito em 2 dias), manicure francesinha com unhas postiças e um strass na unha da aliança, pedicure francesinha, parafina nas mãos, SPA dos pés ou escalda pés, depilação completa (perna, contorno, axila e buço), design de sobrancelha, henna ou tinta nas sobrancelhas, prova do penteado e penteado, maquiagem, massagem relaxante, alimentação (almoço e lanche) e limpeza de pele (recomendamos de 7 a 10 dias antes do casamento). O grande diferencial é a hidratação facial e o banho de argila com chocolate ou algas (auxilia na redução de medidas, funciona contra a retenção de líquido, é clareador de manchas e curativa). Melhor que isso, só estar na companhia da mãe, que também têm um espaço reservado com os profissionais do salão para seu cabelo e maquiagem.

Por fim, o kit At Home, no qual as noivinhas recebem os cuidados dos profissionais do salão em domicílio, ou no endereço que desejar. Em casa, em um hotel, ou em qualquer outro lugar, a Mulher Cheirosa vai até a noivinha para deixá-la radiante com um belo penteado e uma linda maquiagem.

Dia do Noivão na Fígaro

A Fígaro Barbearia Social Club oferece quatro pacotes para o homem no grande dia.

Adamantium (5 horas de tratamento)

- Hidratação capilar - Corte - Barba - Massagem com pedras quentes - Massagem com polimento - Podologia - Penteado - Revitalização Facial - Parafina nos pés - Parafina nas mãos - Suíte - Lanche

Aço (4h30 de tratamento)

- Lavagem especial - Corte - Barba - Massagem com pedras quentes - Penteado - Maquiagem - Manicure com polimento - Parafina nas mãos - Podologia - Parafina nos pés - Suíte - Lanche

Ferro (3h30 de tratamento)

- Lavagem Especial - Barba - Cabelo - Massagem relaxante - Penteado - Maquiagem - Manicure com polimento - Pedicure com polimento - Suíte - Lanche

Pedra (3 horas de tratamento)

- Lavagem especial - Massagem relaxante - Manicure com polimento - Pedicure com polimento - Penteado - Maquiagem - Suíte - Lanche