Os ativos anti-idade e seus benefícios

Os ativos anti-idade e seus benefícios

17641483
Com o passar do tempo, é inevitável o aparecimento de marcas de expressão e rugas, por isso, as mulheres vivem em busca por produtos e procedimentos que amenizem os efeitos do tempo. Entre as substâncias rejuvenescedoras que retardam o envelhecimento da pele estão o ácido hialurônico, a vitamina C e o retinol. Confira os tratamentos que contêm esses ativos anti-idade e como eles agem. Por Eduardo Lima

Retinol

Um dos mais poderosos ativos contra o envelhecimento da pele, o retinol é uma molécula da vitamina A, a forma alcoólica do ácido retinoico, que é a substância com maior comprovação científica que age contra os efeitos do tempo. No entanto, o retinol tem ação mais leve que do ácido retinoico, por isso os resultados demoram um pouco mais para acontecer, em compensação, apresenta melhor aceitação da pele.

O retinol possui diversos benefícios: promove a renovação celular, melhora a irrigação sanguínea facial e suaviza as rugas. "O procedimento que envolve esse ativo aumenta a produção de colágeno da pele, que é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da cútis, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. Além disso, ainda ajuda a minimizar os poros abertos e corrigir marcas e manchas residuais de acne ", fala a esteticista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Ana Cristina Araújo. Além dos resultados anti-idade excelentes, o tratamento aumenta a nutrição das células do sangue e uniformiza a tonalidade da pele, o que melhora a aparência facial como um todo, tornando-a mais firme e lisa.

É importante ressaltar que no Brasil, os cremes e séruns a base da substância podem conter somente no máximo o teor de 0,3% - norma aplicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Produtos que contenham maior concentração de retinol só podem ser comercializados com indicação e receita médica.

Vitamina C

A vitamina C não serve só para prevenir resfriados. Esse poderoso anti-idade é ideal para conseguir uma pele lisinha e hidratada devido à sua ação antioxidante, que também combate os radicais livres e age como firmador, diminuindo as rugas e linhas de expressão.

"O procedimento à base de vitamina C uniformiza a tonalidade da pele ao clarear manchas, reduzindo a pigmentação existente, já que ele reorganiza as fibras elásticas danificadas pela exposição solar. Além do mais, esse ativo inibe o progresso do escurecimento da pele. Como resultado é devolvido à pele a luminosidade e o brilho perdido", afirma Ana Cristina Araújo.

A vitamina C possui diversos outros benefícios. Ela também atua no funcionamento da pele de forma a estimular a formação do colágeno, restituindo a elasticidade, o frescor e a juventude facial. E o melhor: a vitamina C, não só é essencial para a construção do colágeno e da elastina, mas de fato dá o pontapé inicial na produção dessas proteínas.

Ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula já presente no organismo, responsável por atrair e reter a água na pele, dando mais viço, firmeza e textura homogênea. Porém, após os 25 anos de idade, a quantidade dele no organismo começa a diminuir e os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas e ressecamento, passam a aparecer. É aí que entram os tratamentos estéticos que envolvem essa substância. "Esse procedimento estruturante, indicado para mulheres com flacidez facial, ajuda a recuperar a água perdida, preenchendo os espaços entre as células, sendo responsável por manter e devolver a elasticidade da pele", explica a esteticista da Clínica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa.

O ácido hialurônico também previne a integridade das fibras de colágeno e redobra a hidratação na pele, devolvendo a saúde à superfície cutânea, dando firmeza e viço até aos tecidos mais danificados.
O retinol, o ácido hialurônico e a vitamina C podem ser aplicados separadamente ou encontrados em um único tratamento: o Anti-Age, que é indicado para peles que possuem a necessidade de receber esses três poderosos ativos. No entanto, somente após avaliação da profissional, será definido qual produto aplicar e o tempo da duração do procedimento. Lembre-se: cada pele é uma pele!

Como ter uma pele mais saudável:

- Faça refeições equilibradas, priorizando o consumo de frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras. A pele precisa de nutrientes na medida certa.

- Procure fazer exercícios. A atividade física regular e moderada produz mais antioxidantes, substâncias que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da cútis. - Keep calm! Além de estar por trás de muitas doenças como depressão, irritabilidade e ansiedade, o estresse também pode danificar a sua pele.

- Não fume e não beba. O tabaco e o álcool prejudicam a oxigenação da tez, gerando flacidez, manchas, rugas, linhas de expressão e envelhecimento precoce.

- Nada de pegar sol. A radiação solar é cumulativa e pode levar ao câncer de pele.

Dicas para ter uma pele bonita

- Cuidado com o abuso dos cuidados com a pele: Como todos sabem, tudo o que é em excesso nunca fez bem a ninguém. Muitas pessoas pensam que é por fazerem certa atividade muito tempo ou muitas vezes, estão a fazer bem a sua pele, no entanto, isso pode ser prejudicial. Limite o tempo que passa no banho. Os banhos muito quentes e longos fragilizam e ressecam a sua pele. Sabia que limpar a pele mais do que o necessário pode causar irritação e deixar a sua pele seca?

- Nunca dormir com maquiagem: Muitas mulheres não sabem o mal que fazem á sua pele quando ficam com a maquiagem durante a noite. Você já usa a maquiagem o dia todo, se não limpar o rosto antes de deitar, vai ficar com os seus poros fechados 24 horas e vai notar que a sua pele fica mais irritada. Retirar a maquiagem deve ser um hábito que deve incorporar em sua rotina de cuidados diários com a pele.

- Evitar o excesso de açúcar: O açúcar é considerado por muitos especialistas como uma das principais causas do envelhecimento precoce do ser humano. Segundo esses especialistas, a ingestão excessiva de açúcar, cria uma reação a nível molecular que promove a perda de elasticidade da pele. Consequentemente, a pele começa a ceder e as rugas a aparecerem.

- Fazer uma limpeza de pele: O ideal seria fazer uma ou outra vez por mês, uma limpeza de pele com um profissional. As limpezas de pele são ótimas para remover cravos e espinhas mais profundos e difíceis de extrair, bem como aplicar máscaras com propriedades calmantes. Se tiver possibilidades faça uma limpeza por mês com um profissional ou então, faça você mesmo algumas máscaras caseiras.

- Dormir o suficiente: Dormir pouco ou privar-se do sono, tem um efeito direto no aspecto visual do seu corpo e pele. Nunca reparou em alguém que passou a noite sem dormir, como fica com um aspecto desgastado e pouco saudável? Por algum motivo ele é chamado de “Sono da beleza”. É durante o sono que o seu corpo se restaura e recupera energia e isso reflete na sua pele. Procure dormir pelo menos, 7 a 8 horas diariamente.