Cabelo bem lavado é cabelo saudável

Cabelo bem lavado é cabelo saudável

03

Lavar o cabelo corretamente é essencial para a saúde dos fios e essa lavagem correta passa pela escolha de produtos adequados para cada tipo de cabelo. Lavar com shampoos e condicionadores adequados para a necessidade dos fios é o primeiro passo para ter as madeixas saudáveis, refletindo brilho, maciez e movimento. É ideal também que a escolha dos produtos siga a orientação de um profissional cabeleireiro, especialista em tratamentos capilares, que após avaliação da fibra capilar indicará o ritual de lavagem mais adequada. A hairstyling da Clinica de Beleza e Estética Mulher Cheirosa, Virginia Sanchez, nos orientou nesses cuidados básicos e essenciais para quem quer ter um cabelo igual ao das artistas de TV. Por Julyana Silveira

Para cuidar da saúde dos fios, o primeiro aspecto a ser considerado, segundo Virginia Sanchez, é a escolha do shampoo e condicionador de qualidade, o que nem sempre significa escolher o produto mais caro da prateleira. Para a profissional, mais do que o valor do produto, o que deve prevalecer na hora da compra são quatro requisitos importantíssimos, e que na maioria das vezes, passa despercebido. O PH do shampoo deve ser entre 4,5 a 5,5, levemente ácido, o que irá auxiliar a neutralizar a alcalinidade dos fios e preservar a saúde do couro cabeludo. É importante optar por aromas suaves, pois produtos com aromas fortes contêm álcool na formulação o que contribuem para o ressecamento do fios. Shampoos menos espessos, também deve ser levados em consideração, pois quanto mais espesso o shampoo maior a quantidade de sal, aumentando assim a desidratação e o ressecamento dos fios. E tem mais: shampoos transparentes ou perolados não alteram a cor da fibra capilar. “A escolha do condicionador,também é de suma importância. O PH deve ser entre 3,5 e 4, rico em aminoácidos, oligoelementos, e em alguns casos, conter proteínas estruturantes”, explica a profissional.

O segundo passo,é identificar o seu tipo de cabelo para assim escolher os produtos que mais combinam com a sua fibra capilar. Quem apresentar o couro cabeludo oleoso e comprimento dos fios com pontas secas deve optar por shampoos levemente hidratantes, que promoverãoa retirada suave da oleosidade do couro cabeludo e a hidratação dos fios. Já quem tem um couro cabeludo ressecado e fios secos e/ou com frizz, deve escolher shampoos e condicionadores ricos em nutrientes, como ácidos graxos, ceramidas e aminoácidos, que devolverão água e umectarão os fios. “Cabelos danificados que apresentam corte químico, ou seja, quebra dos fios, e ainda opacos e ressecados,ocasionados por químicas mal sucedidas, tais como descoloração, progressivas e alisamentos devem ser lavados com shampoos estruturantes, que são ricos em proteína, aminoácidos e ácidohialurônico. Isso devolveráforça à fibra capilar tornando o cabelo mais resistente”, indica Virginia Sanchez. A profissional sugere que em cabelos com esse diagnóstico, um profissional seja consultado para que indique um tratamento específico, que alterne o uso de produtos estruturantes com produtos hidratantes para acrescentar brilho e maciez aos cabelos. “Quem tem cabelos finos e sem volume deve buscar sempre shampoos suaves, levemente adstringente, que encorpa os fios, sem ressecar a fibra’, acrescenta a profissional.

Os cabelos coloridos são sempre uma preocupação. Eles realmente requerem cuidados redobrados e diferenciados, pois o que “estraga” os fios, como muita gente acredita, não é o procedimento em si, mas a falta de cuidado no pós-coloração. Um cuidado essencial éa escolha do shampoo, pois será esse o produto responsável pela manutenção da cor. Shampoos com essa característica geralmente são mais fluídos preservando o pigmento de cor e evitando ressecamento. “No caso de cabelos coloridos que apresentem desestrutura da fibra capilar, tais como quebra dos fios ou baixa elasticidade, alternar a lavagem com shampoo estruturante é o ideal”, indica a hairstyling.
Cabelos com reflexos amarelos ou alaranjados também merecem atenção! Para Virginia Sanchez, quem tem cabelos loiros, descoloridos e com mechas convive com os indesejáveis reflexos amarelados ou alaranjados. Isso se acentua principalmente em regiões ensolaradas, depois do banho de mar ou piscina e o suor do couro cabeludo, que também contribuem para a oxidação dos fios ocasionando o aparecimento desses reflexos indesejáveis. “No caso de cabelos coloridos, a sugestão é utilizar o shampoo com pigmento violeta uma vez por semana. Após lavar com seu shampoo específico, enxaguar e aplicar o shampoo anti-reflexo uniformemente nos fios, com pausa de 5 minutos, em seguida aplicar a máscara de hidratação e condicionar. Esse ritual deve ser feito com frequência para garantir beleza e saúde aos fios descoloridos”, reforça.

Cabelos brancos ou grisalhos não entregam a idade e muito menos significa falta de vaidade da mulher. Para os profissionais e amantes dos cabelos bonitos, os fios despigmentados passam um ar de modernidade e sofisticação ao look, mas geralmente apresentam reflexos amarelos, ocasionados pela ausência de melanina, uma das responsáveis pela cor natural da fibra capilar. A indicação da profissional é utilizar o shampoo Silver, que segundo ela contêm uma concentração menor de pigmento violeta, neutralizando o reflexo amarelo com naturalidade e devolvendo o brilho ao cabelo branco e grisalho. “Importante não se esquecer de condicionar os fios, pois os cabelos brancos são geralmente ressecados”, completa Virginia Sanchez.
Por fim, os cabelos crespos, afro ou cacheados que embelezam tantas cabeleiras brasileiras, são extremamente secos, com frizz acentuado e por isso,pedem o uso de shampoos do sistema No Poo, ou seja, livre de parabenos, lauril e sulfatos.Shampoos com esse sistema apresentam uma textura muito cremosa. Pode-se ate estranhar ausência de espuma, mas promove uma limpeza profunda associada a uma hidratação instantânea da fibra capilar. “Mantém a hidratação natural do couro cabeludo, evitando irritação do mesmo”, explica ahairstyling.
Depois de escolhido os produtos ideaiso cuidado é com a lavagem correta dos fios e, para quem quer fazer isso direitinho, existe um passo a passo que pode garantir a beleza das madeixas, pois nada adianta acertar na escolha do shampoo e do condicionador se o básico não é feito corretamente e assim os produtos não são bem aproveitados.

Primeiro passo é lavar os cabelos preferencialmente com água fria, pois a água quente deixa os fios mais ressecados e opacos. Os passos seguintes, também são bem simples, segundo indica a hairstyling. “O ideal é aplicar o shampoo no couro cabeludo, massageando com a ponta dos dedos, evitando usar as unhas, pois elas contribuem para a proliferação de fungos e bactérias.Depois, é imprescindível enxaguar com água abundante, retirando totalmente o produto para manter a maciez e o brilho do cabelo”, explica. Antes de aplicar o condicionador deve-se retirar o excesso de água, para maior absorção do produto. Vale lembrar que ele também não deve ser passando na raiz para evitar o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo. “Ainda com o condicionador nos fios, penteie com pente de dentes largos, pois isso auxilia no selamento da cutícula”, diz a profissional, ressaltando que o produto deve ser retirando em seguida. Para finalizar, enxugar com toalha macia, evitando esfregá-la, pois o atrito aumenta a eletricidade estática e a abertura da cutícula podendo danificá-la. Lembre-se que a lavagem é decisiva na hora de ter um cabelo mais bonito e, por isso, deve ser feita da maneira certa.

Box

Como usar o shampoo anti-resíduo

O shampoo anti-resíduo é um aliado importante para os cabelos quando usado adequadamente. O uso constante de shampoo, condicionador, creme de pentear, leavein, reparador de pontas, spray e pomadas, assim como banho de mar e piscina deixam resíduo nos fios resultando em fios opacos e pesados. O próprio nome já diz que a função desse shampoo é eliminar o resíduo de produtos, desintoxicando a fibra capilar. O ideal é ter um shampoo anti-resíduo suave em casa, utilizar uma vez por semana ,em cabelos que utilizem muitos produtos de finalização e a cada quinze dias em cabelos que apresentem ressecamento mais acentuado.
Sugestão de uso:aplicar no couro cabeludo e na extensão dos fios, massageando suavemente. Depois, enxaguar abundantemente retirando todo o produto. Em seguida, aplicar seu shampoo usual, enxaguar e condicionar.