A vez do CrossFit

A vez do CrossFit

cross
Praticar CrossFit não é para os fracos. Já imaginou fazer exercícios de atletismo, musculação e ginástica tudo junto? Essa modalidade, que é uma verdadeira aliada na hora de moldar o corpo, tem ganhado cada vez mais adeptos no Ceará. Apesar de parecer pesada, a atividade pode ser praticada por homens e mulheres de qualquer idade. Saiba agora por quais motivos o programa de treinamento tornou-se um sucesso. por Eduardo Lima

O método de treinamento mais procurado pelas celebridades, o CrossFit, virou febre no Ceará tornando-se a nova mania fitness. Para alguns, a modalidade ainda é desconhecida. É simples entender. Vamos lá: o CrossFit é um programa único de treinamento de força e condicionamento físico baseado em movimentos funcionais e naturais, feitos em alta intensidade e constantemente variados, o que garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente. Normalmente, esses movimentos durante o treino enquadram-se em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico ou cardio. O principal equipamento para a prática é o nosso próprio corpo, aliado a técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos, correntes, entre outros.

O CrossFit proporciona a mais ampla adaptação fisiológica, gerando uma maior otimização de todas as capacidades físicas, como: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. O método também promove uma competição saudável entre os praticantes ao manter tempos, marcações, definir regras e padrões de performance. A grande vantagem é que o programa de treinamento pode ser feito por qualquer pessoa, independente de idade, condicionamento ou experiência. "O treinamento não é personalizado, pois se trata de uma aula coletiva em que todos participantes farão o mesmo treino, porém, os coachs são treinados para respeitar o Princípio da Individualidade Biológica de seus alunos. Por exemplo, o CrossFit contém movimentos de alta intensidade. Portanto, alta intensidade para uma senhora de 70 anos de idade é bem diferente da alta intensidade de um atleta, mas ambos estão realizando treinos intensos", explica o coach da prática e o proprietário da Mega Gym Academia, Roberto Studart.

Em um treino típico de CrossFit, atletas e praticantes fazem um aquecimento, a prática de uma técnica e depois o WOD (workout of the day), ou seja, treino do dia, que é sempre variado. Para se ter uma ideia, o CrossFit é o principal programa de treinamento de força e condicionamento físico usado em academias de polícia, grupos de operações táticas, como SWAT, unidades de operações especiais do exército americano, por campeões de artes marciais e centenas de outros atletas de elite e profissionais pelo mundo. No entanto, ele foi adaptado para o grande público. E os benefícios da modalidade são diversos.

Confira: - Aumento da força; - Redução de medidas e percentual de gordura; - Redução de estresse; - Definição de tônus muscular; - Melhora na flexibilidade; - Melhora na capacidade cardiovascular e respiratória; - Aumento de explosão e velocidade; - Aumento de resistência muscular; - Melhora no equilíbrio; - Treinamento altamente eficiente, onde em menos tempo pode-se atingir resultados incríveis; - Treinamento que fortalece o corpo por inteiro; - Melhora o desempenho em corridas de longa e curta distancia; -Prevenção de lesões, quando praticado com o auxílio de profissionais qualificados; - Aumento de energia.

Além de tudo isso, de acordo com Roberto Studart, o CrossFit faz também com que seus praticantes trabalhem a mente, o foco, a persistência, perseverança e a autoconfiança. "Quando se faz um treino, costumamos falar que "não existe eu não consigo" e sim "eu ainda não consigo". Nenhum aluno desiste no meio do treino, pois os próprios alunos estimulam o outro a ir até o fim", afirma.

Quem pratica garante que o resultado é certo, como no caso da publicitária Ana Luiz Ribeiro, de 26 anos, que é adepta do CrossFit há dez meses. "Antes eu me cansava facilmente e não tinha pique para realizar diversas atividades. Hoje em dia, o treino além de me deixar disposta, também me deixa relaxada, pois os exercícios são bem divertidos. O que parece ser obrigação torna-se diversão", comemora.

O resultado final do treinamento é justamente estar acima da média quando o assunto é condicionamento físico e qualidade de vida. Quem pratica o CrossFit está pronto para correr, nadar e remar em curta, média ou longa distância. Está pronto também para realizar atividades simples com mais eficiência e por mais tempo, como andar de bicicleta, carregar as compras do supermercado, pegar o filho no colo e bater uma bolinha. "A proposta do CrossFit é exatamente a de tornar seus praticantes mais preparados para as tarefas do seu cotidiano, seja de uma dona de casa ou de um atleta olímpico", finaliza Roberto Studart.

Muitas celebridades deixaram a tradicional musculação de lado e aderiram ao CrossFit, tanto que algumas costumam exibir a boa forma e a habilidade nos exercícios nas redes sociais. A modalidade tornou-se febre para famosos como Giovanna Antonelli, Deborah Secco, Bruna Marquezine, Nicole Bahls, Fernanda Paes Leme, Bruno Gagliasso e Reynaldo Gianechinni.